«…É linda esta freguesia
O nome vem-lhe da Serra
É bonita a minha terra
Vivo aqui com alegria.
É gente de simpatia,
Tem igreja, dizem missa
A Herdade da Preguiça
Muito rica em olival
É mesmo ao pé do Sobral
Perto da Serra da Adiça…»
Poeta Manuel Santo António

terça-feira, 6 de março de 2007

Equipamentos



A freguesia de Sobral da Adiça possui diversos equipamentos :












Junta de Freguesia














Armanzem da Junta de Fraguesia























Associação Sobralense de Apoio a Idosos






Sociedade União Recreativa Sobralense

Foi fundada em 13/08/1911, com Estatutos aprovados por Despacho do Governador Civil do Distrito de Beja, em 14/,11 do mesmo ano. Foram seus fundadores, entre outros: Francisco de Horta, Augusto de Brito (1.° Presidente da Direcção), João Caeiro Vieira (Tesoureiro), Manuel de Brito (Vogal), José Maria dos Reis (Vice- Presidente), António Caetano Baião (Secretário) e Bento Camacho Nogueira. Em 28/06/1931, «pagou a Sociedade Sociedade União Recreativa Sobralense, do Sobral, a quantia de mil escudos pela compra que fez a José Maria dos 1{eis, do Sobral, de uma morada ae casas na Rua de St.° Aleixo (actual Rua Luís de Camões), destinada a sede da sociedade. Sendo esta «uma reunião de certos e determinados indivíduos do sexo masculino, mas sem número fixo», foi necessário, com o evoluir da sociedade civil, e a fim de franquear a entrada ao sexo feminino nas suas instalações, alterar alguns dos artigos dos Estatutos iniciais, tendo sido aprovados em Assembleia de 15/ 03/1950, por Despacho do Governador Civil do Distrito, em 9/ 11 do mesmo ano. o salão de festas da «Sociedade de Cima», como ainda hoje é conhecida, foi utilizado para a passagem dos mais variados filmes, destinados a sócios e não sócios, através do cinema ambulante. Também as suas instalações serviram, inicialmente, para sediar o grupo desportivo local
.

Nota

Este texto foi transcrito a partir do livro Moura – Culturas e Mentalidades de José Antonio de Oliveira Correia




Escola Básica do 1.º Ciclo










Jardim-de-Infância










Posto da GNR








Estação dos Correios







Caixa de Crédito Agrícola Guadiana Interior












Casa do Povo

Com Estatutos de 30/10/1943, aprovados por Despacho de 29/ 01/1944, do
Sub-Secretário de Estado das Corporações e Previdência Social, foram seus fundadores, entre outros: Manuel da Silva Brito, António Pereira Lopes, Bento Rodrigues Rasquito, Manuel Diniz dos Anjos, Manuel da Silva Salgueiro (1।° Presidente da Direcção), Manuel da Silva Baião (Tesoureiro), António Paquete dos Reis Tomas (Secretário) e Bento Almeida SoaresEm 28/01/1945 procedeu-se «à eleição dos novos coprpos gerentes para o triénio mil novecentos e quarenta e cinco, mil novecentos e quarenta e sete»Inicialmente instalada num edifício sito na Rua do Pocinho e tomando-se exíguas as suas instalações, foi necessário proceder à mudança de instalações Aproveitando o facto de uma compra de terrenos a Domingos Carvalho Nobre, foram iniciados os trabalhos da «obra de construção do edifício sede da Casa do Povo de Sobral da Adiça», em 23/03/1961। Com a extinção das Casas do Povo, foi necessário reunir umgrupo de sócios que formassem uma nova sociedade। Assim, no dia 22/02/1992, procedeu-se à realização de eleições para o triénio 1992/1994, tendo sido apresentada uma única lista concorrente, composta entre outros por: António Paulino Valério (Presidente da Assembleia Geral), Alexandre Fraústo Mestre (Presidente da Direcção) e Francisco do Carmo Martins (Presidente do Conselho Fiscal), tendo tomado posse na data acima indicada. o Auto da Transmissão de Valores (da extinta Casa do Povo) entre o Centro Regional de Segurança Social e os novos corpos gerentes da Casa do Povo reactivada, foi efectuado em Maio de 1992. As suas instalações são utilizadas como Posto de Saúde, sede da Secção,de Columbofilia, do Grupo da Casa.do Povo de Sobral da Adiça e para actividades recreativas.

Nota:

Este texto foi transcrito a partir do livro Moura – Culturas e Mentalidades de José Antonio de Oliveira Correia











Campo de Futebol








Praça de Touros







Polidesportivo









Biblioteca










Chafariz da Cima











Chafariz da Baixa












Jardim







Poçanque
(Poço de Abastecimento)





Patrimonio







O Sobral da Adiça destaca-se pelo seu património natural, arqueológico e arquitectónico. Relativamente ao património natural, a freguesia detém uma panorâmica típica da região alentejana, onde predominam extensas planícies, a cor dourada dos campos e as tradicionais azinheiras, para além das Serra da Adiça, Serra do Álamo e Serra de Ficalho.Quanto ao património arqueológico, este é uma prova viva da antiguidade do povoamento de Sobral da Adiça, em muito relacionado com a mineração. Dos sítios arqueológicos destacam-se:








Herdade da Preguiça



mina desactivada











Cova da Adiça

Gruta








Casa da Velha Movida




Gruta









Anta

Arquitectura Funerária, existem referenciados diversos monumentos megalíticos,
tais como: Touril; Parreira; Herdade do Álamo; Outeiro dos Bentinhos; Preguiça. Cronologia: Neolítico / Calcolítico.





Álamo



Povoado fortificado, Idade do Ferro.Da Serra do Álamo provem um conjunto de jóias (Bronze Final) tradicionalmente conhecidas como “O Tesouro do Álamo” que se encontram no Museu Nacional de Arqueologia.









Serra Alta

Povoado, Bronze Final.




    Buraco das Pedras Bonitas

    Gruta