«…É linda esta freguesia
O nome vem-lhe da Serra
É bonita a minha terra
Vivo aqui com alegria.
É gente de simpatia,
Tem igreja, dizem missa
A Herdade da Preguiça
Muito rica em olival
É mesmo ao pé do Sobral
Perto da Serra da Adiça…»
Poeta Manuel Santo António

quarta-feira, 3 de janeiro de 2007

Breve apresentaçao do Sobral da Adiça





  • Localizaçao
  • A freguesia de Sobral da Adiça do concelho de Moura , com uma área de 13830 hectares apresenta uma população de 1046 habitantes (censos de 2001), está situada junto à Ribeira de Toutalga e dista 21 km da sede de concelho. A aldeia de Sobral da Adiça encontra-se limitada, a Norte, pelas freguesias de Santo Agostinho, Santo Amador e Safara , a Sul, pelo concelho de Serpa e Espanha ,a Este, pela freguesia de Santo Aleixo da Restauração e a Oeste pela freguesia de Santo Agostinho e concelho de Serpa.
    O sobrenome desta freguesia deve-se a uma grande mina de ouro que houve na Serra da Adiça e da qual ainda se podem observar evidentes provas das suas galerias subterrâneas. É provável que os primeiros exploradores desta mina fossem os Fenícios ,depois os Romanos e por fim os Árabes. Não consta ter havido trabalhos de mineralização desde o tempo dos Godos.
    Através de diversos documentos relativos à freguesia, Sobral era chamada de S. Pedro da Adiça. Depois de uma profanação da igreja de S. Pedro.(que ficava fora da aldeia), dá-se a mobilidade da sede da igreja para uma zona possivelmente rodeada por grandes sobreiros e também a orientação de culto passou a ser dirigida a Nossa Senhora do Ó . A deserção de moradores de montes para o local de Sobral da Adiça deveu-se certamente às inúmeras incursões dos castelhanos e à fertilidade das terras do actual aglomerado populacional.





Igreja Matriz
Construida em 1830





  • Caracterização
    De acordo com os dados do INE, a freguesia de Sobral da Adiça, em 1951, contava com 1360 habitantes, número que diminui na década seguinte. Em 1981, Sobral da Adiça apresentava uma ligeira recuperação populacional com 1472 residentes. No entanto, como aconteceu com a maioria das freguesias do concelho de Moura, Sobral da Adiça, em 1991, voltou a diminuir e apresentou 1361 habitantes, tendência que é contínua, na medida em que, pelo resultado dos censos 2001, o número de indivíduos decresceu para 1046, dos quais 536 são homens e 510 são mulheres.
    Em termos económicos, a freguesia de Sobral da Adiça é muito semelhante às restantes freguesias do concelho de Moura, estando as suas actividades predominantemente ligadas ao sector primário, destacando-se a agricultura, a olivicultura e a pecuária, assim como o artesanato da freguesia (ferro forjado, calçado, fabrico de queijo de cabra, cestaria de verga, vime e cana e miniaturas de cestos). No entanto, a serralharia civil, a carpintaria, a construção civil e o comércio assumem relevo em termos económicos da freguesia.


Entrada da Igreja




  • História
    Algures junto à via romana que ligava a antiga Serpa a Sevilha, muito próxima da fronteira entre as províncias da Lusitânia e da Bética, quase coincidente com a actual linha da raia, situou-se uma importante cidade chamada Fines ou Ad Fines. Da sua existência não restam quaisquer dúvidas dados os registos escritos que a comprovam mas a sua localização exacta tem suscitado algumas discussões nem sempre conclusivas.Do itinerário romano cujo pavimento era calcetado não podemos hoje indicar o traçado correcto pois os cerca de dois mil anos que passaram dariam para apagar quase totalmente os vestígios mais persistentes mas sabemos que atravessava a nossa freguesia onde existiam várias explorações agrícolas importantes dada a riqueza das águas e dos terrenos como se pode comprovar através da observação de abundantes sinais de ocupação romana em vários locais como a Carrasca, Borrazeiros, Touril, Coroada, Álamo, etc. Sobre o traçado do lanço viário romano que se dirigia a Sevilha e o ponto onde se erguia a cidade de Fines, escrevia em 1963 o arqueólogo Mário Saa defendendo a tese que esta se situava onde agora está o Sobral da Adiça."A estrada de Sevilha segue da cidade da Rosa a Vale de Vargo, conforme a estrada municipal presente. Passa nos montes de Maria da Guarda e da Laje e à ermida arruinada de Santo Estêvão, junto à qual se viam, há poucos anos, pedaços de calçada antiga. Transpondo o lugar de Vale de Vargo, ascende a estrada aos planaltos do Pocinho do Mota e Fernão Teles, por entre olivais densos, vai em direcção à Portela do Álamo, depois de se juntar à modalidade de Antonino que é a que vem de Pias e Belmeque.

Entrada da Mina da Preguiça


  • Distâncias: de Serpa à cidade da Rosa, ao pé da Horta da Alcaria, 5km.



  • Daqui a Vale de Vargo:12,5km.



  • Daqui à Portela do Álamo: 10km.Desta ao Castelete, à entrada do Sobral: 4km.
    Somando dá 31,5km, distância equivalente à que se sabia separar Serpa de Ad Fines.












Nota:Este texto foi transcrito a partir do BOLETIM DA JUNTA DE FREGUESIA de SOBRAL DA ADIÇA com o título:"NOTAS HISTÓRICAS - A CIDADE ROMANA DE FINES" e não tem nada a ver com a povoação espanhola de Fines na Andaluzia.